Prefeitura Municipal de Ipatinga

Previsão do tempo

Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Capacitação

Assistentes de Biblioteca enriquecem ensino com tecnologia em Ipatinga

por SECOM/PMI

11/08/2017 17:50

A Secretaria de Educação de Ipatinga promoveu nesta sexta-feira (11), no Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil, no Bom Retiro, um encontro de formação continuada dos Assistentes de Biblioteca com o tema “Trabalhando com mídias e tecnologias digitais como instrumentos de alfabetização e letramento”.

O curso foi ministrado por Eliane Leal, assessora do Ensino Fundamental I do Departamento Pedagógico. O encontro debateu o uso das mídias digitais na educação, assim como experiências criativas em sala de aula. 

Foram apresentados às Assistentes de Educação conteúdos que visam o aprendizado utilizando múltiplas linguagens. O livro digital, por exemplo, pode ser apresentado em formatos de slides e de podcast (áudio mp3). E, nesse caso, a intenção é contar a história de forma clara e objetiva para a criança através de imagens com sons.

Outro assunto abordado no encontro foi a Pausa Protocolada. Por este processo, o professor lê uma parte da história e intercala com perguntas aos alunos, para que eles façam previsões sobre o que vai acontecer, tornando a leitura uma atividade mais interessante.

DESPERTAMENTO

Segundo Eliane Leal, o encontro de formação com as Assistentes de Biblioteca é a primeira oportunidade que estas profissionais têm de compartilhar suas experiências e conhecerem as tecnologias que podem ser utilizadas em suas escolas. “É importante que estas profissionais usem a tecnologia e as mídias no processo de alfabetização e letramento, para atingir aquelas crianças que ainda não tiveram o interesse pela leitura despertado”, explica.

Ainda de acordo com a Assessora, um livro digital contribui para prender a atenção do aluno e quebra barreiras através de uma nova linguagem. “Não vamos dispensar os livros no papel. Não é isso. Estamos apenas buscando novos recursos e maneiras de contar histórias, despertando o gosto do aluno pela leitura e o desenvolvimento pelo prazer de ler”, detalhou.

Ainda conforme explicou Eliane, “nesta formação trabalhamos também com o projeto ‘Compartilhar Boas Práticas’. As Assistentes realizam um excelente intercâmbio de ações pedagógicas vivenciadas no dia a dia de suas bibliotecas, e tenho certeza que haverá avanço na qualidade do ensino ofertado aos estudantes”.

TROCAS PRODUTIVAS

Para Márcia de Souza Dettmam Santana, Assistente de Biblioteca na Escola Municipal Estrelinha Azul, do bairro Bom Jardim, o curso de formação levou a trocas produtivas. “Este curso de formação continuada dos Assistentes de Biblioteca é muito importante, pois traz a reboque a experiência de outras colegas, o que possibilita o enriquecimento nas nossas próprias escolas”, avaliou.

Ela ainda acrescenta: “Trabalho com a educação infantil e faço meu plano de trabalho de seis meses junto com a Coordenadora Pedagógica da escola. Mostrei às colegas que nas minhas atividades com os alunos eu sempre envolvo a família. Foi uma troca interessante. Vou sair desta formação com novas técnicas para a construção da base alfabética dos meus alunos”, projeta.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net