Prefeitura Municipal de Ipatinga

Previsão do tempo

Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Obras

PMI inicia na terça tratamento de choque para recuperação de asfalto

por SECOM/PMI

19/05/2017 18:08

coletiva tapa buracos

ACOMPANHADO DE seu secretariado e vereadores, o prefeito adiantou que mais de 1.000 toneladas de asfalto serão utilizadas para recuperação da malha rodoviária urbana

O prefeito Sebastião Quintão anunciou em entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (19), que na próxima terça (23) começa uma operação chamada de “tratamento de choque” para recuperação da pavimentação asfáltica em Ipatinga. Em licitação aberta nos últimos dias para prestação do serviço, saiu vencedora a empresa Monte Negro, de João Neiva, no Espírito Santo, especializada em asfalto.

O evento foi acompanhado pelo secretário do Obras, Antônio Luiz Caram e dos vereadores da Câmara Municipal.

A estimativa é que no curto espaço de três meses sejam aplicadas mais de 1.000 toneladas de asfalto na recuperação de todos os pontos críticos da pavimentação da cidade, abrangendo não só as vias principais, mas também as secundárias. O trabalho começa pelos corredores comerciais, onde há maior fluxo de veículos e itinerários do transporte público.

“Quando assumimos estava em vigor um contrato antigo com uma empresa que, entretanto, não atendia a demanda com a

tapa buracos

rapidez necessária e esperada. Havia também débitos acumulados do mandato anterior. Solicitamos um parecer jurídico para então fazer a rescisão e deflagrar o processo de concorrência para contratação de nova empresa”, informou Sebastião Quintão. Ele garantiu que foi feito todo o possível para que tudo ocorresse no espaço mais curto de tempo, “já que a população estava sendo muito penalizada e esta era também uma questão que nos angustiava”.

De janeiro até o último dia 8, foram aplicadas 125 toneladas de asfalto em 83 vias da cidade. Pelo novo sistema planejado, com mais equipamentos, trabalhadores e materiais, a capacidade de atendimento será dez vezes maior. A expectativa é que funcionem três frentes de trabalho simultâneas.

RECAPEAMENTO

Boa parte da malha viária de Ipatinga tem pavimentação muito antiga, com mais de 30 anos de uso, e segundo o secretário de Obras de Ipatinga, Antônio Luiz Caram, a precariedade das pistas foi agravada pela falta de manutenção nas gestões anteriores.

“A falta de investimentos na recuperação do asfalto nas vias urbanas de Ipatinga, nos últimos dez anos, provocou uma situação de destruição tal que uma operação convencional de tapa-buraco, que é um serviço de forma continuada para atendimento às emergências, já não resolve”, explicou Caram.

Ele ainda adianta que a Administração está concentrando esforços para captação de recursos que permitam uma revitalização integral da malha rodoviária urbana, proporcionando um recapeamento estimado em torno de 50 km de pista. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net