Prefeitura Municipal de Ipatinga

Previsão do tempo

Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Programas especiais

Secretaria de Educação lança projeto EM Cena

por SECOM/PMI

10/08/2017 17:04


A Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Seção de Projetos e Programas Especiais, lança na próxima semana, na rede municipal de ensino, o projeto ‘EM Cena’. A proposta é que as artes cênicas – teatro, dança e circo – sejam aliadas no processo de aprendizagem, contribuindo para a formação de cidadãos pensantes e críticos.
A princípio, o ‘EM Cena’ será implantado na Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no bairro Veneza. Serão quatro turmas, sendo duas para os estudantes do Ensino Fundamental I e as outras para o Fundamental II, totalizando 80 alunos. O projeto será ministrado pelos coordenadores artísticos da área de artes cênicas. William Lacerda é o responsável pela modalidade de dança e Claudiane Dias difundirá as técnicas de teatro e circo.
O projeto tem como objetivo capacitar os alunos acerca de noções básicas para ocupação plena dos espaços cênicos - palco, rua, etc. Segundo a coordenadora Claudiane Dias, a intenção é realizar um trabalho centrado na preparação corporal, vocal e, também, na formação intelectual dos alunos.
“Nosso eixo é aplicar a linguagem cênica através de jogos lúdicos, teatrais e dramáticos. Pretendemos introduzir o aluno no universo lúdico e ao mesmo tempo visceral das artes cênicas. Trabalharemos histórias, cantigas e brincadeiras para utilização em cena. Também iremos estimular o improviso e a capacidade que os alunos têm de responder a estímulos externos”, conta. 

Inscrições
As primeiras inscrições serão feitas na própria Escola Nelcina Rosa de Jesus, a partir desta sexta-feira (11). Os alunos e pais ou responsáveis interessados em participar devem procurar a direção do educandário. 
As aulas acontecerão no 3°andar do prédio da Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares, no Centro, a partir do dia 22 agosto. Serão sempre às terças e quintas-feiras, prosseguindo até o mês de dezembro. 
Ainda conforme a coordenadora, a proposta é trabalhar com os alunos no contraturno da escola formal. Assim, os alunos do matutino terão aulas no período da tarde. Do 1°ao 5° ano as aulas serão de 14h às 15h. E do 6° ao 9° ano, de 15h às 16h. 
Para os alunos do vespertino as turmas de 1°ao 5° ano terão aulas de 8h as 9h, e as turmas do 6° ao 9° ano, de 9h às 10h. 
De acordo com Claudiane, no encerramento do curso será apresentado ao público um espetáculo com todos os alunos.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net