Prefeitura Municipal de Ipatinga

Previsão do tempo

Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Fiscalização

Prefeitura prepara agentes de fiscalização de trânsito municipal

por SECOM/PMI

25/11/2016 17:35

Os novos agentes terão responsabilidade de fiscalizar e regular a segurança e humanização do trânsito municipal

Os novos agentes terão responsabilidade de fiscalizar e regular a segurança e humanização do trânsito municipal

Neste sábado (26/11) termina o treinamento realizado para habilitar os novos agentes de trânsito de Ipatinga. São seis profissionais contratados por meio de processo seletivo promovido pela Prefeitura este ano, com a missão de atuar na fiscalização das regras de trânsito na esfera municipal, impondo penalidades e medidas administrativas decorrentes de infrações relacionadas à parada, à circulação e ao estacionamento de veículos.

A capacitação foi iniciada na última quarta-feira (23/11), em oficinas realizadas nas dependências da Prefeitura, com a participação de dois guardas municipais de trânsito de Mariana ministrando palestras. Nos últimos dois dias, o grupo recebeu as “aulas práticas” diretamente nas ruas da área central da cidade, onde o fluxo de veículos e pessoas é intenso.

O objetivo é conferir todas as condições necessárias para os profissionais cumprirem corretamente as suas tarefas. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), na próxima etapa o grupo vai aprofundar conhecimentos sobre o Código de Posturas Municipal. Também haverá um período de ação educativa no trânsito, a ser programado, antes dos agentes efetivamente começarem a trabalhar no serviço público.

O novo agente Adelson Rodrigues Antunes_esperança de fazer um bom trabalho

O novo agente Adelson Rodrigues Antunes_esperança de fazer um bom trabalho

Aprovado no processo seletivo que a Prefeitura realizou para contratação dos agentes de trânsito, o novo servidor público Adelson Rodrigues Antunes, de 38 anos, está empolgado com a profissão. “Acredito que, no princípio, o maior desafio será conviver com a falta de conscientização e promover a educação dos condutores sobre o trânsito seguro e humanizado. Mas estou esperançoso de poder fazer um bom trabalho”, avaliou o agente, que também participou do treinamento nas ruas.

 

Atribuições

De acordo com a legislação que criou a nova carreira no serviço público de Ipatinga (Lei nº 3.609, de junho de 2016), cabe aos agentes fiscalizar o cumprimento das regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro em áreas de responsabilidade do município.

A Sesuma destaca que os novos servidores não atuarão exclusivamente na regulação do estacionamento rotativo implantado na cidade. Entre as atribuições dos agentes também constam controlar o acesso de veículos particulares que não estejam devidamente autorizados; apoiar ações específicas na fiscalização do nível de emissão de poluentes e ruídos produzidos por veículos; garantir a fluidez do trânsito de veículos e pedestres, e também promover e participar de projetos educativos para segurança no trânsito municipal.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net