Localizado em Ipatinga, onde se encontra a planta siderúrgica da Usiminas, o Instituto Cultural Usiminas foi construído em 1998 e tem a singularidade de estar integrado ao Shopping Center da Cidade. Sua localização permite fácil acesso aos moradores de Ipatinga, região e demais localidades do Estado.
O Instituto Cultural Usiminas é constituído pelos espaços: Teatro, Foyer, Galeria de Artes, Biblioteca Central de Ideias, Jardins e Entreatos Café. Os espaços foram desenvolvidos para satisfazer as expectativas de artistas, produtores e do público em geral.
O Teatro, um dos espaços que compõem o Instituto Cultural Usiminas, foi projetado e construído sob a supervisão de vários consultores especializados e assessoria técnica de empresas renomadas. O espaço possui 724 lugares, e recebe cerca de 8 mil pessoas ao mês. Grandes nomes do cenário artístico já passaram pelo palco do Teatro como Paulo Autran, Elza Soares, Madeleine Peyroux, Grupo Galpão, Zeca Baleiro, Erasmo Carlos, Cleide Yaconis e Grupo Corpo, entre outros.
O complexo possui programação permanente e simultânea em todos os seus espaços, o que contribui para a formação de público e consolida um mercado cultural na região do Vale do Aço.