Conferência Municipal em Ipatinga aborda o enfrentamento à violência contra a mulher
Publicado em 28/03/2025 17:41 - Atualizado em 28/03/2025 17:48
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ipatinga (CMDM), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou nesta quinta-feira (27) a VI Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, com o tema “Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres”.
O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ipatinga, no bairro Veneza, lotado por um público em sua maioria composto por mulheres.
A VI Conferência contou com a participação de representantes governamentais e da sociedade civil do município, sendo desenvolvida por meio de palestras, grupos de trabalho, plenária e relatório final com as deliberações. Foi prestigiada por representantes de importantes instituições, como a delegada titular da Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher, Ana Paula Passagli; a defensora pública Izabella Nogueira; e o sargento Aluizio Estevão.
A delegada Ana Paula Passagli destacou: “Essa conferência é extremamente importante porque a cada dia nós necessitamos aprimorar as lutas no enfrentamento da violência contra a mulher. Precisamos fortalecer a rede de proteção, precisamos de políticas de enfrentamento mais fortes, mais atuantes”.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Flávio Miranda, o evento foi uma oportunidade única para reforçar as políticas públicas de combate à violência contra a mulher: “A cada ano, vemos o quanto é fundamental unir forças para discutir, criar e fortalecer redes de proteção. A Secretaria de Assistência Social se sente orgulhosa em poder contribuir para a construção de soluções que visem garantir a segurança e a dignidade das mulheres, especialmente aquelas em situação de violência”, assegurou.
“Entendemos que é de extrema importância um olhar atencioso para o combate à violência doméstica. Diante do crescente número de casos, é fundamental fortalecer a participação, revisar as diretrizes e garantir que o Conselho atue de forma eficaz na proteção, acolhimento e defesa dos direitos das mulheres em situação de violência”, declarou a presidente do Conselho da Mulher, Ana Cláudia Silva.
Durante a conferência, os presentes assistiram a uma palestra conduzida pela mestre em psicologia Flávia Gotelip e, em outro momento, pelo sargento Aluizio Estevão Rodrigues, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD).
Houve também apresentação do grupo “Renascer”, um coral da associação sem fins lucrativos que oferece espaço de convivência e apoio para pessoas idosas no bairro Limoeiro.
Eixos temáticos
O tema central foi abordado por meio de quatro eixos temáticos, dividindo os participantes em ambientes diferentes:
- Ampliação e fortalecimento da rede de serviços para mulheres em situação de violência;
- Atuação do poder público na garantia da efetiva proteção às mulheres vítimas de violência;
- Papel dos meios de comunicação no enfrentamento da violência contra a mulher;
- Empoderamento feminino como possibilidade de superação da violência contra a mulher.
Eleição de delegadas
Foram eleitas 10 delegadas – três indicadas pelo governo e sete mulheres da sociedade civil –, que representarão Ipatinga na Conferência Estadual, pleiteando vaga na Conferência Nacional.
Delegadas eleitas (titulares):
1. Marleide Marques de Castro
2. Julia Maria Muniz Restori
3. Lauda Silva Belz de Souza
Delegadas eleitas da sociedade civil (titulares):
1. Marta Ventura Silva
2. Débora Braga de Freitas
3. Domitila Morais Gonçalves
4. Tatiane Lacerda F. Andrade
5. Raamá Ferreira Assis Lima
6. Cristiane de Souza Rocha e Silva
7. Melissa Assis Castro
por SECOM/PMI