Em reunião com diversos setores, Ipatinga busca caminhos para a situação de rua
Encontro com a participação de secretários municipais reuniu comerciantes, forças de segurança, Ministério Público e representantes do legislativo
Publicado em 28/03/2025 16:00
A Prefeitura de Ipatinga promoveu, na manhã desta sexta-feira (28), uma reunião estratégica para discutir os caminhos voltados à população em situação de rua no município. O secretário de Governo do município, Everton Campos, acompanhado do vice-prefeito Pedrão da AAPI e representantes de diversas outras pastas de primeiro escalão, recebeu membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep VII), Associação de Moradores da Cidade Nobre (Asmocin), comerciantes, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícias Civil e Militar, Guarda Civil (GCM) e vereadores.
Durante o encontro, foi aberto espaço para que todos os presentes pudessem contribuir com relatos e sugestões sobre essa realidade, que não se restringe apenas a Ipatinga, mas é um desafio global.
A administração municipal apresentou as políticas públicas e ações em andamento para auxiliar essa população a sair das ruas. O secretário de Assistência Social, Flávio Miranda, destacou iniciativas como a Casa de Acolhimento Parusia, localizada na avenida João Valentim Pascoal, no Centro. A instituição, conveniada à Prefeitura, oferece pernoite e alimentação para pessoas em situação de rua.
Outro serviço mencionado foi o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP, situado na rua Pouso Alegre. O local disponibiliza banho, lavagem de roupas, atendimento com psicólogos e assistentes sociais, além de orientação para inserção no mercado de trabalho e encaminhamento para outros serviços assistenciais.
Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social realizam o Serviço Especializado em Abordagem Social, que identifica e direciona pessoas em situação de rua para os serviços oferecidos pelo município.
Nos espaços públicos frequentemente utilizados como locais de permanência temporária, a administração tem adotado medidas para garantir a ordem e o cumprimento do Código de Posturas Municipal, ao mesmo tempo em que informa essas pessoas sobre os serviços disponíveis. A Patrulha Social, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), realiza esse trabalho, conforme apresentado pelo secretário Coronel Warley Silva.
Esse foi o primeiro de uma série de encontros já programados, para os quais comerciantes e representantes de outras associações também serão convidados. Essa união de esforços busca caminhos mais eficazes para enfrentar esse problema social.
por SECOM/PMI