Ipatinga instala 40 contêineres ao longo de avenidas para aperfeiçoar sistema de descarte de resíd
Publicado em 27/03/2025 17:57
Eficiência e funcionalidade dos equipamentos é testada nas regiões do Canaã e Bethânia.
Visando aperfeiçoar o sistema de acondicionamento de lixo urbano na cidade, a Prefeitura de Ipatinga deu início, nesta quarta-feira (27), por meio da concessionária dos serviços, à instalação de contêineres para descarte de resíduos sólidos ao longo das avenidas Selim José de Sales e Alberto Giovannini, abrangendo os bairros Canaã e Bethânia. Serão 40 equipamentos distribuídos ao longo das duas vias nesta quinta-feira. Até o final do ano, mais de 180 contêineres serão instalados nos principais corredores urbanos da cidade.
As primeiras unidades do projeto-piloto foram instaladas na avenida Selim José de Sales, na área da feira do Canaã.
Os equipamentos
Os novos contêineres possuem profundidade de 1m³ e são fabricados em plástico polietileno de alta densidade (PEAD) com proteção UV, material de maior resistência e durabilidade. Além disso, contam com quatro rodas giratórias de borracha, tampa articulada ao corpo e dreno para escoamento de líquidos, facilitando a manutenção e o manuseio dos resíduos.
Os contêineres de lixo são projetados para coletar e armazenar resíduos sólidos de forma adequada, incluindo materiais como papel, plástico, metal e vidro. Com essa ação, a prefeitura busca promover mais eficiência na gestão de resíduos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
Descarte irregular
O objetivo é proporcionar mais organização ao descarte de resíduos e reduzir a reincidência do descarte irregular, um problema recorrente na cidade.
A prefeitura reforça que o descarte irregular de lixo compromete a limpeza urbana e gera danos ambientais. Para combater essa prática, a população pode denunciar casos do gênero por meio dos canais oficiais de atendimento da administração municipal.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) acrescenta: “O descarte irregular de entulhos é um perigo para todos. Se perceber, denuncie à Ouvidoria Municipal pelo 156 ou 3829-8514, ou pelo aplicativo ‘Fala Ipatinga! ’ no celular”.
por SECOM/PMI